Referência

Artesanato amazonense é destaque no Rio de Janeiro

Exposição Nuances Amazonas, que deve se tornar anual, tem o apoio do Sebrae

Manaus - O Artesanato do Amazonas está entre as exposições de longa duração do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), localizado na cidade do Rio de Janeiro. Ao menos 150 peças ficarão em exposição por cerca de seis meses no Crab, que foi instalado em um complexo de prédios históricos e deverá se tornar nos próximos anos a principal vitrine do artesanato nacional.

A exposição Nuances Amazonas teve início nessa quarta-feira (22), durante cerimônia de lançamento realizada no auditório do Crab e contou com a presença de 60 convidados, entre artesãos cariocas, empresários e representantes do governo do Amazonas e da diretora-presidente da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Iza Assef. 
“Esse é um evento de promoção do nosso artesanato e também estamos buscando uma parceria permanente com o Sebrae do Rio de Janeiro para tornar permanente a nossa presença no Crab”,destacou o diretor-técnico do Sebrae no Amazonas, Maurício Seffair.

Nuances Amazonas é uma iniciativa do Sebrae no Amazonas em parceria com o Sebrae Rio de Janeiro, que é o administrador do Crab, e tem por objetivo promover a produção artesanal do estado do Amazonas, destacando as especificidades da iconografia amazônica e o talento dos artesãos de Manaus, de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, Parintins e São Gabriel da Cachoeira.

Dona de duas lojas no centro comercial do Rio de Janeiro, a empresária Leila Aguirre, de 51 anos, elogiou o design e acabamento das peças em exposição. “Estou impressionada. Cada peça é mais linda do que outra. O Amazonas tem mesmo artesãos de muito talento”.

De acordo com o diretor Maurício Seffair, a exposição é o primeiro passo para um projeto mais ousado, que é fazer um evento anual no Crab de promoção da diversidade cultural do Amazonas, para divulgar não apenas o artesanato mas as outras manifestações artísticas e culturais, tais como o folclore, a música, pintura, entre outras.

“O Rio será mais um palco nacional para que o Amazonas possa mostrar toda sua potencialidade e diversidade. Queremos fazer um evento todos os anos, durante uma semana inteira. Isso vai mostrar aos cariocas e demais visitantes os nossos valores e talentos amazônicos”, planeja.

Serviço:
Sebrae no Amazonas - (92) 2121-4991
www.am.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800