Comércio

Pequenos se unem e lançam Central de Negócios, em Manaus

União pretende fortalecer empresas que atuam no ramo de peças e acessórios automotivos

Manaus - Um grupo de 18 lojas do ramo de comércio varejista de autopeças e acessórios automotivos de Manaus lança, nesta sexta-feira (10), às 19h,na capital do Amazonas, a Central de Negócios Grupo Somaza, iniciativa que pretende fortalecer a atuação integrada e permitir uma maior competitividade para as empresas participantes.

Com a Central, que atuará como Sociedade de Propósito Específico (SPE), os pequenos negócios passam a comprar insumos e produtos de forma conjunta, reduzindo os custos. Elas também concentram ações de divulgação e com isso conseguem se proteger da concorrência de grandes empresas do ramo. A Central de Negócios é uma metodologia do Sebrae, implementada junto a grupos empresariais de pequeno porte de um mesmo ramo, como uma forma incentivar a cultura da cooperação e a sustentabilidade dos negócios.

“É uma excelente alternativa, tendo em vista que, ao se associarem, as pequenas empresas se tornam grandes e podem agir com maior poder de compra e ofertas no mercado. O Grupo Somaza é fruto de mais um dos nossos trabalho e quem ganha são os empresários e a sociedade”, avalia o diretor-técnico do Sebrae no Amazonas, Maurício Seffair.

O presidente do grupo, Reginaldo Moreira, diz que as empresas já vem atuando de forma conjunta desde as primeiras reuniões realizadas no Sebrae. Ele revela que itens como óleo de motor, velas, cabos de ignição, por exemplo, são comprados direto do fabricante.

“De forma isolada, as empresas precisam comprar de distribuidores, aí não tem como oferecer um preço competitivo no mercado onde atuam grandes empresas. Mas, de forma conjunta nós negociamos direto com os fabricantes e dessa forma o custo e o valor para o consumidor são bem menores”, destaca.

Lançado pelo Sebrae em todo o Brasil desde 2001, o produto Central de Negócios já ajudou centenas de empresários a cooperarem de forma a gerar significativos ganhos de custos, ampliação de mercado, entre outros resultados positivos. A consultoria para o estabelecimento da parceria entre as empresas tem duração de 18 meses e pressupõe atividades, como   reuniões, encontros com grupos menores, atividades de campo, estabelecimento de indicadores de desempenho, entre outros.



Serviço:
Sebrae no Amazonas - (92) 2121-4991
www.am.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800