Conhecimento

Programa Integra quer capacitar 2,5 mil microempresários em Manaus

O objetivo é elevar o nível de competitividade dos negócios para a que aproveitem a oportunidade da Copa 2014


Depois de passar por nove capitais que vão sediar jogos Copa do Mundo de 2014, Manaus conhece, amanhã (26), o projeto Integra, uma iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
O Integra tem por objetivo promover a capacitação gerencial, a formalização e aumento da competitividade de micro e pequenas empresas. O Sebrae no Amazonas apoio a iniciativa.

A apresentação do programa acontece às 9h, no Caesar Business Manaus Hotel, na avenida Darcy Vargas, 646, Chapada, zona Centro-Sul. Informações pelo telefone (92) 3233-4412.

“O projeto Integra já é conhecido e está sendo implementado em outros Estados e a nossa expectativa e reunir o maior número possível de representantes e gestores de entidades de classe, governo municipal e estadual, instituições de ensino e qualificação, centros de pesquisa, entre outras organizações”, avalia o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Amazonas (Facea), Valdemar Pinheiro.

Ele explica que o projeto consiste em um movimento de mobilização e articulação de todos os órgãos e instituições que trabalham com esse público-alvo, ou seja, com comerciantes, lojistas, donos de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais. “Vamos apresentar o Programa a essas instituições a mostrar quais cursos e capacitações estamos oferecendo”, reforça.

Ainda de acordo com Pinheiro, em Manaus o Integra pretende capacitar, por meio de cursos de gestão, qualidade e empreendedorismo, ao menos 2,5 mil micro e pequenos empresários, certificar 750 estabelecimentos com o selo Excelência em Gestão e formalizar 500 empreendedores individuais. Além dos cursos gerencias, o Integra oferece curso de inglês e espanhol.

O Programa já foi apresentando nas capitais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará e Bahia.