Sustentabilidade

Sebrae lança política interna de sustentabilidade

O objetivo do PAI é promover o esclarecimento contínuo e mudança de atitude de seus colaboradores quanto ao uso racional de recursos de trabalho, materiais de expediente, utilização de água, eficiência energética.

O Sebrae no Amazonas lança, nesta terça-feira (26), às 14h, na sede da instituição, a Política Ambiental Interna (PAI). No mesmo dia a instituição inicia a campanha “Envolva-se” direcionada aos funcionários como parte da preparação da Feira do Empreendedor, um grande evento que deverá ocorrer em Manaus no mês de setembro.

O objetivo do PAI é promover o esclarecimento contínuo e mudança de atitude de seus colaboradores quanto ao uso racional de recursos de trabalho, materiais de expediente, utilização de água, eficiência energética, copos descartáveis, entre outras atitudes individuais e organizacionais de sustentabilidade. Uma das ações imediatas será a retirada dos copos plásticos e reduzir em 20% o número de impressões de documentos.

Em 2012, segundo levantamento da instituição, foram consumidos 216 mil copos descartáveis e 4.941 resmas de papel A4. Com a nova Política estima-se uma economia de R$ 100 mil em 2013, no uso desses materiais. Um diagnóstico, também em relação a 2012, mostra que o Sebrae no Amazonas emitiu cerca de 990 toneladas de CO2 para a atmosfera. De acordo com o gerente de planejamento do Sebrae/AM, Vicente Schettini, seria necessário o plantio de 2.750 árvores para compensar essas emissões.

A Política está sendo implementada em todas as unidades do Sebrae e o Amazonas está entre as primeiras unidades da Região norte a implementar esta iniciativa. Para o diretor-superintendente do Sebrae no Amazonas, Nelson Rocha, o programa PAI representa uma nova cultura organizacional pautada na sustentabilidade e que vai resultar, entre outras vantagens, na redução de custos e despesas operacionais.

“Agir de forma sustentável é uma necessidade nos dias de hoje e nós, do Sebrae, defendemos que as micro e pequenas empresas atuem dessa forma e com o programa Pai estamos dando o exemplo”, avalia o diretor.

Durante o lançamento, os colaboradores do Sebrae vão assistir a palestras, vão conhecer o programa PAI e também conhecer modelos de desenvolvimento sustentável nas organizações.

Feira do Empreendedor

Oito anos após a última edição da Feira do Empreendedor, cuja última edição ocorreu em 2005 no Estado de Roraima, o evento acontece em Manaus e deverá ocorrer de 25 a 28 de setembro, no Studio 5.

Trata-se de uma mega evento voltado para os pequenos negócios, divulgação de oportunidades e negócios diversos, exposições, palestras, cursos, painéis temáticos, entre outros atrativos.

Com o objetivo de envolver os colaboradores na organização da Feira do Empreendedor, o Sebrae lança, também nesta terça-feira (26), às 8h30, a campanha de endomarketing “Envolva-se” por meio da qual se espera obter uma adesão interna focada na preparação do evento.
Durante o lançamento da campanha os colaboradores vão realizar plantio de mudas de árvore, como um primeiro exercício de conscientização sustentável, uma vez que a sustentabilidade será um dos temas centrais da Feira do Empreendedor.