FE 2014

Soluções tecnológicas em destaque

A Feira do Empreendedor também é espaço paras as inovações tecnológicas nascidas em incubadoras e universidades amazonenses

A Feira do Empreendedor também é espaço paras as inovações tecnológicas nascidas em incubadoras e universidades amazonenses. Durante o evento, que o Sebrae realiza até domingo (27) no Clube do Trabalhador do Sesi, visitantes e investidores poderão conferir soluções práticas como o descascador de tucumã, desenvolvido dentro do Parque Tecnológico da Ulbra, que ocupa um estande na feira. A máquina foi criada e patenteada por Manuel Galvão, aluno do curso de Manutenção Industrial da universidade.

O protótipo, que está em processo de automatização, conta com lâminas e molas que se adaptam conforme o tamanho do tucumã, um dos frutos mais apreciados pelos amazonenses e que é item indispensável de pratos como o X-Caboquinho. De acordo com o professor Ely Lemos, do curso de Administração e Logística da Ulbra, a máquina tanto descasca quanto despolpa o tucumã. “Quando ela for automatizada, poderemos usá-la para outras frutas, porque ela vai saber aplicar a pressão necessária de acordo com cada tipo”, adianta.

Ao todo, o estande da Ulbra expõe seis produtos desenvolvidos no seu Parque Tecnológico: além do descascador, também é possível conhecer as potencialidades do asfalto com vidro, granito verde, tijolo de PET, reator para transformar óleo de buriti em biodiesel e máquina de pintura interna de tubulações. Nos dias 8, 9 e 10 de maio, a universidade vai realizar palestras sobre empreendedorismo e inovação. As inscrições podem ser feitas no estande da instituição durante a Feira do Sebrae. Mais informações: www.ulbra.br/manaus.

A visitação à Feira do Empreendedor acontece de 14h às 22h e o credenciamento pode ser feito no local do evento

Tags: Feira do Empreendedor, tecnologia